Samba de Roda de Coqueiros, Mirangaba/BA. |
No Brasil, muitas localidades foram batizadas com nomes que remetem a sua paisagem natural, a exemplo da comunidade quilombola de Coqueiro, município de Mirangaba-BA, que recebeu este nome em homenagem a árvore do coco babaçu, abundante na região. Rica em belezas naturais e tradições culturais, o quilombo recebe neste domingo, 15/09, a II Oficina das Rotas Quilombolas de Mulheres Negras da Chapada Norte.
O povoado possui, aproximadamente, 1000 habitantes, que sobrevivem com economia de base na agricultura familiar, com cultivos diversos, como arroz e café e o próprio coco babaçu. entre. Foi certificada como quilombola em 2006, mas antes disso os moradores já reconheciam sua ancestralidade. Segundo relatos dos moradores, sua povoação teve início por volta de 1860, e até do extinto povoado de Canudos vieram fugitivos, encontrando nesse local abrigo e acolhimento para viver.
Analice, moradora da comunidade, tirando o palhar do arroz. |
Coqueiro é o cenário perfeito para celebrar esse encontro, devido a maneira como se organizam, os costumes e a culinária, que remetem a identidade cultural africana. Destaca-se ainda pelos festejos de Santos Reis, Penitentes, Caruru e Samba de Roda, envolvendo pessoas de todas as idades.
Samba de Roda reúne pessoas de todas as idades. |
Festa de Caruru de Cosme e Damião. |
Festa dos Penitentes. |
Festejos e sincretismo religioso. |
Na perspectiva de fortalecer a união solidária entre as comunidades tradicionais e promover o protagonismo sociopolítico das mulheres negras, Coqueiro recebe a segunda oficina do projeto Rotas Quilombolas de Mulheres Negras. Tendo como tema:DIREITOS DAS MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS, trazendo questões como a Equidade racial; Divisão sexual do trabalho; Gênero, sexualidade e violência; Saúde, defesa e garantia dos direitos das mulheres negras; Conta ainda com apresentações culturais e oficina prática de Capoeira.
Ao final da formação, espera-se que as participantes sejam mais conscientes e aptas para a defesa individual e coletiva de seus direitos.
•》O PROJETO- Rotas Quilombolas de Mulheres Negras da Chapada Norte é uma promoção da Secretaria de Promoção da Igualde Racial (SEPROMI) do Governo do Estado da Bahia, através do Edital Década Afrodescendente 2015/2025, realizado pela Central das Organizações de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina (CODEP), em parceria com a Rede Quilombola da Chapada Norte.
*Fotos: Almacks Luiz
*Texto: Ascom RQCN
Nenhum comentário:
Postar um comentário