quarta-feira, 28 de agosto de 2019

IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA






Apresentamos a nova logomarca, criada para melhor representar e divulgar o projeto Rotas Quilombolas de Mulheres Negras da Chapada Norte, realizado pela Central das Organizações de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte da Diamantina - CODEP, em parceria com a Rede Quilombola da Chapada Norte - RQCN, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi, do Governo do Estado da Bahia.

A logomarca do projeto busca representar a força da mulher negra na resistência aos preconceitos históricos e desafios por acesso a direitos e a políticas públicas. Representa também o empoderamento através autoafirmação identitária, elevação da auto-estima, autonomia financeira e participação social.
O projeto promove o intercâmbio e troca de experiências entre mulheres de comunidades tradicionais de diferentes municípios, entre elas:

Bom Jardim e Várzea da Porta - Caém; Grotas das Oliveiras - Saúde; Cambueiro - Capim Grosso; Alto do Capim - Quixabeira; Lajedo, Palmeiras, Santa Cruz e Coqueiro - Mirangaba; Alto Alegre, Bananeira, Barrocão de Cima, Barrocão Velho, Cafelândia, Cigana Sinti, Coreia, Grota do Brito, Lages do Batata, Malhadinha de Dentro - Jacobina; e Quilombo Barra II - Morro do Chapéu.

Além do Movimento de Mulheres de Jacobina e representantes de outros movimentos sociais que estarão presentes como convidados.


Parcerias: Movimento de Mulheres de Jacobina -MMJ, ATABAQUE, UNEB Campus IV-Jacobina, FEPAHJA, CODETER, ASPAFF, Rede Educom-TIPD.


Você também é noss@ convidad@! Participe e acompanhe o Rotas Quilombolas de Mulheres nas redes sociais.

Texto e fotos: Ascom/RQCN 

domingo, 25 de agosto de 2019

ROTAS QUILOMBOLAS DE MULHERES NEGRAS DA CHAPADA NORTE


Foto: Reunião de preparação da oficina I no Quilombo Barra II.

O projeto inicia as atividades com oficina itinerante dia 01 de setembro em Barra II, comunidade quilombola município de Morro do Chapéu.


A Rede Quilombola da Chapada Norte (RQCN) em parceria com a Central das Organizações de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte da Diamantina (CODEP) e a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (SEPROMI), apresenta e convida ao público interessado para participar das "Rotas Quilombolas de Mulheres Negras da Chapada Norte", um projeto voltado para a valorização, fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico e político das mulheres e das comunidades tradicionais onde vivem, por meio de processos formativos, trocas de experiências e intercâmbios de saberes.

D. Maria, Matriarca do Quilombo Barra II.

Através do projeto, serão realizadas quatro oficinas itinerantes, envolvendo diretamente um público de 35 mulheres negras, quilombolas, ciganas e indígenas de diferentes comunidades tradicionais da Chapada Norte, além de abranger demais pessoas da comunidade e convidados. 
A primeira oficina acontece no próximo domingo, 01 de setembro, no Quilombo Barra II em Morro do Chapéu-BA, com o tema:  Identidade, Autoafirmação e Resistência das Mulheres Negras e Quilombolas. Também será lembrado o legado de lideranças femininas na história e resistência negra em âmbito local, nacional e mundial, bem como priorizado espaços para socialização das experiências e vivências das participantes. Contará ainda com a prática de Dança Afro e Liberdade Corporal, no intuito de animar e valorizar as tradições e saberes culturais.

Mulheres jovens quilombolas de Barra II.

A programação e temáticas abordadas nesta primeira oficina foi construída considerando as necessidades e especificidades locais, discutidas em visita e reunião com lideranças da comunidade anfitriã, a RQCN e comissão gestora do projeto, realizada no último dia 04 de agosto. As outras três oficinas estão agendadas para a metade de setembro, outubro e novembro de 2019.

Quilombolas durante a apresentação do projeto em reunião na comunidade.

Além de contribuir para o empoderamento das mulheres, união e fortalecimento da rede solidária entre as comunidades, se visa ainda discutir perspectivas e estratégias para mobilização social, transformação da realidade das famílias, assim como fomentar uma nova consciência aos homens, no sentido de desconstruir opressões, praticar o respeito, companheirismo e se somar as lutas das mulheres.


Realização: CODEP e RQCN
Promoção: SEPROMI
Parcerias: Movimento de Mulheres de Jacobina -MMJ, ATABAQUE, UNEB Campus IV-Jacobina, FEPAHJA, CODETER, ASPAFF, Rede Educom-TIPD.

Texto e fotos: Ascom/RQCN

sábado, 17 de agosto de 2019

ESTUDANTES PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA NO QUILOMBO BARRA II




Quilombolas do Barra II mostram que a Agroecologia, Agricultura Familiar,  Valorização Cultural e o Desenvolvimento Sustentável devem caminhar sempre juntos.

A Rede Quilombola Chapada Norte (RQCN) parabeniza o trabalho de nosso irmão Mauricio Souza, que no dia 15/08, recebeu em seu Quilombo Barra II e na Fazenda Akã, município de Morro do Chapéu-BA, a visita de estudantes do Curso de Agricultura Orgânica do CETEP - Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada da Diamantina II.  
Maurício é Técnico em Agroecologia e responsável pelo manejo das plantações na Fazenda AKã, e falou aos visitantes sobre a importância do cultivo orgânico e técnicas de manutenção das sementes crioulas, que são mais adaptadas a região e imprescindíveis para a preservação da nossa biodiversidade.
"Esta foi uma experiência que uniu teoria e prática, em que estivemos orientando e aprendendo junto com esses jovens, além de ser uma revisão dos diversos assuntos abordados em sala de aula", disse Maurício. 


Os estudantes ainda  visitaram algumas áreas de produção da agricultura familiar da comunidade, como plantações de alho, alface, couve, beterraba, café e outros, cultivos de plantas medicinais para extração de óleos essenciais como melaleuca, pathouli, lavanda e alecrim. 
Além da riqueza cultural e da produção agroecológica de alimentos, o Quilombo Barra II se destaca pela culinária e produção artesanal, feitas pelas mulheres da comunidade.




A Rede Quilombola Chapada Norte (RQCN) deseja sucesso a todos os membros e colaboradores que visam melhorar a vida das pessoas das comunidades e parabeniza a escola pela aula prática no Quilombo Barra II, mostrando às futuras gerações que é possível promover o desenvolvimento sustentável através da produção orgânica e agroecológica de alimentos.



 


Fonte: Ascom/Rede Quilombola da Chapada Norte - RQCN,  com informações e fotos do  leoricardonoticias.com.br  

#QuilomboBarraII
#RQCN
#CETEPChapadaDiamantinaII
#Agroecologia

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

PROJETO ROTAS QUILOMBOLAS DE MULHERES É APRESENTADO EM CHÁ CULTURAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES NEGRAS

D. Maria Dalva, matriarca do Quilombo Erê, apresenta o projeto.

O projeto foi apresentado no Chá Cultural realizado pelo Movimento de Mulheres de Jacobina em homenagem ao dia da mulher negra latina-americana e caribenha. 


Lembrar as conquistas das mulheres negras e refletir sobre os desafios para superação das desigualdades que afetam principalmente a população negra, foram temas do 1º Chá Cultural, realizado pelo Movimento de Mulheres de Jacobina (MMJ) no dia 25 de julho, em memória ao dia Internacional das Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas.
O evento contou com a presença de representantes de comunidades quilombolas, dos povos ciganos, de coletivos e organizações que lutam em defesa dos direitos de mulheres e do povo negro. Com grande diversidade artística e cultural, a noite foi animada com dança afro, dança cigana, dentre outras manifestações. 
                                                                                                                 
Apresentação de dança afro com Edna Moreira do Quilombo Erê.
Apresentação de cantos africanos com o Coral Vozes de Ouro da UNEB.

Apresentação de dança cigana com Vera Santos.


Dentre as conquistas para as mulheres negras destacadas no evento, foi apresentado o projeto Rotas Quilombolas de Mulheres Negras da Chapada Norte, que visa promover o protagonismo sociopolítico de mulheres negras e fortalecer a rede solidária entre as comunidades tradicionais. O projeto é executado pela Central das Organizações do Piemonte da Diamantina (CODEP) e pela Rede Quilombola da Chapada Norte (RQCN), com o apoio da SEPROMI/Governo do Estado da Bahia, através do Edital da Década Afrodescendente 2019. 
O projeto prevê a realização de oficinas itinerantes nas comunidades quilombolas de Barra II município de Morro do Chapéu, Coqueiro de Mirangaba, nas terras Payaya em Utinga e no quilombo urbano da Bananeira em Jacobina, envolvendo diretamente 35 mulheres de comunidades tradicionais e quilombolas. Nestas oficinas serão abordadas temáticas como identidade, autoafirmação, empoderamento feminino, e construção de agenda política das mulheres negras. 

Além da apresentação do projeto, também foram lembradas outras conquistas importantes do movimento negro em Jacobina, dentre elas o reconhecimento do bairro Bananeira como comunidade quilombola urbana, a participação de bloco afro na micareta, e recente aprovação de lei nº 1.540/2018 para criação da Política e do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial. 

Coordenador da CODEP Markus Breuss fala sobre o projeto. 

Representantes do Movimento Negro de Jacobina fala sobre conquistas e desafios.
Válber Gama, militante do movimento negro.








Texto e Fotos:
ASCOM/Rede Quilombola da Chapada Norte - RQCN